inaug 1A Escola Secundária 4 de Outubro, de Ressano Garcia , distrito de Momba, província de Maputo, conta desde ontem com três laboratórios de Ciências que vão ajudar os alunos a desenvolver a componente prática. A oferta é da Central Térmica de Ressano Garcia (CTRG), num investimento orçado em pouco mais de 7 milhões de meticais. O empreendimento, que compreende laboratórios de Química, Física e Biologia, vai servir os estudantes desta escola e de outras instituições localizadas nas imediações.


Segundo o director geral da CTRG, Abraão Rafael, os laboratórios estão apetrechados com equipamento de última geração, o que vai contribuir para uma formação mais completa dos alunos, uma vez que nas três salas eles poderão aliar a teoria à prática.
Referiu que este investimento não é apenas para o presente, mas também para o futuro, esperando que os formandos possam desenvolver capacidades científicas, para que a longo prazo possam ser quadros da CTRG.


inaug 3Intervindo na ocasião, o director da Escola Secundária 4 de Outubro, Ferreira Mahumane, afirmou que com o laboratório os 1170 estudantes desta instituição terão ferramentas para ganhar habilidades para integrarem o mercado de emprego. Agradeceu a oferta e aconselhou os alunos a preservarem os laboratórios.

O professor de Física nessa instituição de ensino, Francisco Canucanu, afrimou que aquele espaço há muito que fazia falta. Ideia secundada pela aluna Celina Domingos, que frequenta a 12ª classe, para quem com os laboratórios eles terão a chance de alargar cada vez mais os conhecimentos para o desenvolvimento do país.

"Estou muito feliz em ver estas salas. Agora sim, tenho bases para realizar o meu sonho, ser m]edica e salvar vidas", disse.