inauguracao laborationOs alunos da Escola Secundária 4 de Outubro, no posto administrativo de Ressano Garcia, distrito de Moamba, província de Maputo, estão a estudar em melhores condições com a conclusão, semana finda, da reabilitação e apetrechamente deste estabelecimento de ensino. Os trabalhos, financiados pela Central Térmica de Ressano Garcia (CTRG), no valor de mais de 6.6 milhões de meticais, consistiram na pintura geral do estabelecimento, construção de uma guarita e aquisição de 100 carteiras nova.

A cerimónia de entrega das obras teve lugar quinta-feira, na precença dos representantes da CTRG, autoridades distritais, bem como da comunidade escolar.

A pintura geral da escola e o seu apetrechamento faz parte das acções de responsabilidade social da CTRG, contrinuindo desta feita para o desenvolvimento de Ressano Garcia, uma área com elevado índice de emigração dos jovens para a África do Sul devido às reduzidas oportunidades de emprego.
Assim, com o envolvimento no sector da Educação, uma das suas principais apostas, a CTRG pretende contribuir par a criação de um maior interesse nos estudos e cativar os alunos para prosseguirem com a sua formação técnico-profissional no território nacional e contribuirem para o desenvolvimento do país.

Refira-se que a 30 de Junho de 2016, a CTRG entregou à Escola Secundária 4 de Outrubro três laboratórios, nomeadamente de Química, Física e Biologia (devidamente apetrechados), num investimento de cerca de 17 milhões de meticais.

A 5 de Março de 2016, a CTRG efectuou também, à mesma escola, à entrega de uma sala de informática reabilitada e apetrechada com 25 computadores e carteiras novas, um investimento que totaliza 7.467.363,03 meticais.

A CTRG resulta de uma parceria entre a Electrecidade de Moçambique, E.P. e a Sasol. Foi incaugurada em Agosto de 2014 e tem capacidade para produção de 175MW a partir de gás natural. É a maior central no país construída de raiz e destina-se ao abastecimento de energia eléctrica à zona sul do país.